Balneário Camboriú e Camboriú se preparam para semana Farroupilha

Jornal O Povo
Chama crioula representa a coragem, união dos povos e amor pela sua terra e tradição - Foto Divulgação

Em Balneário Camboriú e Camboriú começaram os preparativos para a tradicional semana Farroupilha. A festa acontece no mês de setembro e celebra a cultura gaúcha

Cavalgada com a chama crioula oficializará a abertura do 4° Acampamento Farroupilha de Camboriú

Na próxima quarta-feira, dia 6, será realizada a tradicional cavalgada com a chama crioula, que marcará a abertura do 4º Acamamento Farroupilha. A concentração será no Rancho do Tinho, localizado na Estrada Geral do Braço, às 16h. A cavalgada passará pelo Rancho Celestino, em seguida pelo Pesque Pague Açanã, rumo ao Acampamento Farroupilha, no Instituo Federal Catarinense, localizado na Rua Joaquim Garcia, com a previsão de chegada às 19h. A chegada da chama marca a abertura das festividades. O Acampamento será realizado nos dias 6 a 10 de setembro.

A Chama crioula representa a coragem, união dos povos e amor pela sua terra e tradição. Além disso, a chama é considerada um símbolo que une o Estado, representa a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha. Em torno dela, é construído um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos e de reflexão sobre a sociedade gaúcha.

Confira a programação:

Acampamento Farroupilha Balneário Camboriú

Foto: Divulgação/AGETSC

Já em Balneário Camboriú, a festa é promovida pela prefeitura por meio da Fundação Cultural, o 11º Acampamento Farroupilha ocorrerá de 15 a 24 de setembro no terreno em frente à Praça das Bandeiras, no Bairro dos Estados. A estimativa de público é de mais de 100.000 (cem mil) pessoas em toda a festividade.

Os preparativos para o acampamento estão em andamento e haverá novidades e muitas atrações com grandes shows, como João Luís Corrêa, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Luís Marenco, Cristiano Quevedo, Grupo Quero-Quero. Além das atrações paralelas, como a tradicional Cavalgada, a participação dos grupos tradicionalistas sempre com novidades, as Invernadas e a segunda edição de dois festivais.