Uma nova edição da campanha Rio Camboriú Sem Plástico pretende dar sequência aos excelentes resultados alcançados na ação ambiental que movimentou escolas de Camboriú no primeiro semestre deste ano. Realizada pela Fundação do Meio Ambiente (Fucam) e concessionária Águas de Camboriú, a campanha foi apresentada para diretores de Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas particulares da cidade. O objetivo é engajar as crianças em prol da preservação do meio ambiente. A segunda edição começa no dia 13 de setembro e segue até o dia 18 de outubro.
A primeira edição da Rio Camboriú Sem Plástico superou as expectativas e arrecadou mais de 800 mil itens plásticos entre alunos do 3º ano das escolas de Camboriú. A arrecadação de itens plásticos é um meio de ensinar sobre a preservação com foco nos rios e oceanos. “Agora vamos levar este trabalho para os pequenos. Queremos envolver mais a família na dinâmica escolar e na preservação do meio ambiente”, destaca Liara Rota Padilha Schetinger, presidente da Fucam.
Essa edição contará com três provas – duas delas com foco no combate à dengue. Os alunos farão um vídeo com antes e depois, mostrando uma ação que possa gerar focos de dengue. Terão que confeccionar um brinquedo com material reciclável com o tema da dengue e implantar na escola um ponto de entrega voluntária de eletroeletrônicos para que a comunidade também participe da campanha. Serão aceitos apenas itens plásticos, exceto embalagens de balas, pirulitos e chocolates – para não incentivar o consumo. Todo material arrecadado será encaminhado à Fucam para ser armazenado e contado.
As cinco turmas que mais arrecadarem serão premiadas pela campanha Rio Camboriú Sem Plástico com um passeio ao Parque Rio Vermelho, em Florianópolis (1º lugar), um passeio ao Projeto Tamar (2º lugar), um passeio ao Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras (3º lugar), um passeio ao Parque da Atalaia, em Itajaí (4º lugar); e uma sessão de cinema em Balneário Camboriú (5º lugar).