A busca de soluções para demandas do comércio local ganha um novo reforço a partir deste mês.
A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL-BC) para o biênio 2020/2021 será empossada oficialmente na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, em solenidade na sede da entidade. Até 2021, a CDL será presidida pelo empresário Vilton João dos Santos, distribuidor dos purificadores Europa para Balneário Camboriú e região.
Nesse período, segundo Vilton, a bandeira da entidade será “CDL2020 –Inovação e Humanização”. “Vamos buscar inovação em todas as áreas, no nosso planejamento estratégico, nos treinamentos ao setor, na forma de nos relacionarmos com os empresários e nas estratégias que criaremos para aumentar o quadro de associados”, destaca. A nova diretoria da CDL também quer ampliar a aproximação com as empresas associadas e aperfeiçoar a comunicação com o comércio local, imprensa e comunidade.
Vilton dos Santos chega à presidência da CDL com a proposta de implantar um formato de gestão horizontal, semelhante ao que usa no próprio negócio. Para isso, uma de suas primeiras ações será a contratação de uma mentoria administrativa e financeira para a CDL, que em 2020 completa 43 anos como a mais antiga entidade de classe de Balneário Camboriú. Vilton também começa a implantar um forte conceito de time e a investir na capacitação da equipe interna e da diretoria. A intenção é levar esse método aos associados, além de estabelecer diferentes parcerias que propiciem o desenvolvimento do setor.
Atuando no comércio há 30 anos, Vilton participa da CDL de Balneário Camboriú desde outubro de 2007, quando se filiou à entidade. Ele conta que, em um primeiro momento, ficou surpreso ao ser convidado para concorrer à presidência, pois não fazia parte dos seus planos. “Fiquei muito lisonjeado pelo convite e o creditei à imagem que construímos em uma jornada de 30 anos no comércio local”, diz.
Complexidade do setor
Conforme Vilton, como o comércio de Balneário Camboriú tem características únicas que conferem um nível de complexidade não encontrado em nenhum outro município, acaba sofrendo os reflexos da sazonalidade e da falta de planejamento, principalmente na hora de abrir novos negócios. “Hoje só sobrevive quem profissionaliza sua gestão”, avalia. Nesse sentido, a intenção é buscar essa profissionalização e ajudar a diminuir os impactos da sazonalidade.
A nova diretoria também quer elaborar estratégias criativas e inclusivas para dar mais visibilidade ao setor. Neste sentido, a proposta é comunicar todas as ações de forma eficaz, adotando posicionamentos de maneira clara e objetiva. “Queremos nos tornar um grande construtor de pontes entre pessoas, entidades, setores público e privado, líderes e liderados”, completa Vilton.
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DO CDL
Presidente: Vilton João dos Santos
Vice Presidente: Rafael Sortica de Bittencourt
Diretora Financeira: Cler da Silva
Diretora Secretária: Maria GoretiSbeghen
Diretor de SPC e Outros Produtos: Moisés Rossi
Diretora de Relações Institucionais: Luciene Vieira
Diretora de Relações Públicas e Eventos: Nizete Evaristo
Diretor de Câmaras Setoriais: Daniel Cenci
Diretora de Assuntos Públicos e Políticos: Eliane Colla
Diretor Comercial e de Marketing: Juliano Zickuhr
Diretora CDL Mulher: MirvanaAndreis
CONSELHO FISCAL
Fabio Machado Colla
José Roberto Cruz
Lucas Diego Buttenbender
SUPLENTES CONSELHO FISCAL
Pedro Henrique Adriano
Jorge Henrique Lorenzetti Vollet
Ivan Cláudio Cordeiro
COORDENAÇÃO DE CÂMARAS SETORIAIS
Câmara da Avenida Brasil: Luiz Carlos de Oliveira
Câmara de Mobilização e Parceria: Alexandre Lima
CDL JOVEM
André Tiago dos Passos
Molina Orval – Jornalista RP 4670-SC – Filiado á Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).
Admirador de novas tecnologias voltadas para a informação e Marketing Digital