FLAMENGO CAMPEÃO DA AMÉRICA

FLAMENGO CAMPEÃO

Flamengo é campeão brasileiro e se torna primeiro time desde 1963 a ganhar Estadual, Nacional e Libertadores no mesmo ano.

Depois de ter sido campeão da Libertadores no último sábado, o Flamengo conquistou também o título do Campeonato Brasileiro neste domingo, com a derrota do Palmeiras para o Grêmio por 2 a 1. Com o feito, o Rubro-Negro se tornou o primeiro time desde 1963 a ganhar o Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano.A única equipe que obtivera tal feito havia sido o Santos, ao conquistar as edições de 1962 e 1963 da Taça Brasil – que ganhou status de Brasileiro após resolução da CBF em 2010 – e da Libertadores. Comandado por Pelé, o Peixe dominou o futebol do país naquela década e conquistou o status de um dos melhores times de todos os tempos.Desde então, nenhum time do país conseguiu ganhar o maior título nacional e a Libertadores na mesma temporada.

Como o jogo da 34ª rodada contra o Vasco havia sido antecipado para o dia 13, o Flamengo conquistou o Brasileirão sem nem entrar em campo. Faltando quatro jogos para cada equipe, o Rubro-Negro soma 13 pontos a mais do que Santos e Palmeiras.Em 34 partidas até agora, o Flamengo venceu 25, empatou seis e perdeu três. A equipe tem os dois principais artilheiros da competição: Gabigol, com 22 gols, e Bruno Henrique, com 18. O Rubro-Negro não perde desde a 13ª rodada, quando foi derrotado pelo Bahia por 3 a 0. De lá para cá, foram 18 vitórias e três empates.

FLAMENGO CAMPEÃO DA AMÉRICA

Após conquistar a Libertadores, o Flamengo deixou Lima na madrugada deste domingo e chegou ao Rio pouco antes das 11h. Do aeroporto, o time seguiu para o Centro, onde desfilou em trio elétrico por quase quatro horas. Logo após o início do jogo entre Palmeiras e Grêmio, o trio deixou a Avenida Presidente Vargas.No momento do apito final na Arena Palmeiras, os jogadores do Flamengo estavam no ônibus do clube no bairro do Recreio dos Bandeirantes, a caminho do Ninho do Urubu. Em festa, os atletas gritaram “É campeão” e “Volta pro trio”.

RUMO AO MUNDIAL DE CLUBES NO QATAR

A taça mais desejada da América do Sul está nas mãos do Flamengo, pois, ao vencer o River Plate, no sábado, em Lima, no Peru, conquistou o título da Libertadores de maneira heroica. Mas não foi só isso. O rubro-negro também garantiu passagem para mais duas competições: o Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro, no Qatar, e o mundial com 24 equipes em 2021, além da Recopa Sul-Americana, em 2020.Além do Flamengo, estão classificados o Liverpool, o Monterrey, o Esperánce, o Al Sadd e o Hienghène. O rubro-negro estreará na fase semifinal, onde enfrentará o Esperance ou o campeão da Ásia (Al Hilal ou UrawaReds), em 17 de dezembro, às 15h30, no Estádio KhalifaInternational.O Mundial deste ano no Qatar terá início no dia 11 de dezembro, com final marcada para dia 22 do mesmo mês.

Favoritos para estarem na final, Flamengo e Liverpool podem se reencontrar na decisão do Mundial. Foi assim em 1981, quando o rubro-negro fraturou o título após vencer os ingleses por 3 a 0, no Japão, com dois gols de Nunes e um de Adílio. O clube carioca tem um título na competição.Já o Liverpool foi vice em três oportunidades (1981, 1984 e 2005), enquanto abriu mão da vaga em 1977 e não disputou a decisão em 1978. Em 2017 perdeu a final para o Real Madrid por 3 x 1.

RECOPA SULAMERICANA

ARecopa Sul-Americana ainda não tem data marcada, mas será disputada em partidas de ida e volta no primeiro semestre de 2020. O adversário será o Independiente de Valle da Argentina, que conquistou a Copa Sul-Americana deste ano ao vencer o Colón na decisão.