Níveis do Rio Camboriú continuam baixos

Emasa e Águas de Camboriú alertam para uso consciente da água

Mesmo com a chuva da última semana, a Bacia do Rio Camboriú sofre com a escassez de água provocada pela diminuição rápida do nível do rio nas últimas 24 horas. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e a Águas de Camboriú alertam a população para o uso racional da água e traçam algumas medidas para reduzir o impacto no abastecimento dos dois municípios: Balneário Camboriú e Camboriú.

A Águas de Camboriú informa que os níveis do Rio Camboriú continuam baixos, o que está prejudicando a captação para tratamento de água e consequente distribuição. Assim, o estado de alerta permanece e o abastecimento deve ter baixas pressões em todos os bairros da cidade nesta segunda-feira, dia 14, e ao longo da semana até recuperação do nível do rio.

Para que todas as áreas da cidade sejam abastecidas, serão feitas manobras ao longo de todo o dia para que a água chegue nas partes mais altas. A situação do rio Camboriú voltou a se agravar desde a tarde de sexta-feira, quando o nível do rio diminuiu muito rápido. Com a chegada de turistas à região e o calor dos últimos dias, o consumo também aumentou e é preciso contar com a colaboração de todos para o uso consciente.

A Águas de Camboriú reforça a necessidade de muito cuidado com o consumo – evite ao máximo atividades que exijam grande gasto de água, como lavar carros e calçadas. Adie, se possível, a lavagem de grandes quantidades de roupas ou usos que não sejam prioritários. Também é importantíssimo dotar as residências de sistema de reservação individual (caixas d’água) para momentos críticos como este. 

Desde a tarde de sexta-feira (11), o nível do rio vem diminuindo muito rápido, o que deixou a régua da Emasa abaixo de 1 metro no ponto de captação de água – situação considerada preocupante.

A Emasa e Águas de Camboriú estão em contato direto com rizicultores do interior de Camboriú para liberarem água das quadras reservada nesta época no cultivo de arroz com o objetivo de gerar maior fluxo no ponto de captação. Também já estão fazendo uso da reserva de água do Parque Linear.

Vazão reduzida para Camboriú

Devido à estiagem, poderá ser reduzida a vazão de tratamento e, consequentemente, a vazão de distribuição. Toda a cidade poderá sentir baixa pressão e o abastecimento poderá seguir em regime de racionamento. Essas ações estão sendo avaliadas desde a manhã de sábado. Os bairros de ponta de rede são os mais afetados, incluindo o Conde Vila Verde, Monte Alegre, Tabuleiro, Cedro e Rio Pequeno, mas poderá ocorrer baixa pressão também no Rio Pequeno, Centro, Santa Regina e São Francisco de Assis.

Não só neste período é recomendado que a população use a água de forma consciente. Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta mensal.

Em caso de dúvidas, entre em contato com as centrais de atendimento da Águas de Camboriú pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens para o WhatsApp (47) 99234 1414. Em Balneário Camboriú o telefone da Emasa é (47) 3261-0000

Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo