O clube Z em Camboriú ficou lotado na sexta-feira (22) na festa de filiação de Leonel Pavan. O antigo político agora faz parte dos quadros do PSD – Partido Social Democrático.
Leonel Pavan que já foi vereador e prefeito de Balneário Camboriú por três vezes, deputado estadual (MDB) deputado federal (PDT), senador (PSDB), vice-governador e governador de Santa Catarina, apenas para relembrar, já passou mesmo por vários partidos desde que se iniciou na vida política.
RELEMBRANDO – PAVAN NA CÂMARA FEDERAL
Primeiramente foi vereador de BC pelo partido de Leonel Brizola, o PDT. Depois, prefeito de pela primeira vez pela mesma sigla quando começou a ficar famoso. A seguir, ao eleger-se deputado federal pelo PDT imediatamente se transferiu para o PSDB, que àquela altura tinha na presidência da República, o tucano Fernando Henrique Cardoso. À época, Pavan justificou dizendo que era pra melhorar a situação do estado com o governo federal. Manteve-se nesse partido pelo qual foi eleito novamente prefeito de BC, e reeleito posteriormente. A partir daí, candidatou-se e venceu outra eleição, desta feita para o Senado da República pelo Partido da Social Democracia Brasileira (Os Tucanos). Na sequência, juntamente com o grande catarinense Luiz Henrique da Silveira (MDB) Pavan elegeu-se vice-governador na chapa do joinvilense. Quando LHS deixou o governo para mais uma vez ser candidato ao Senado, Pavan assumiu o governo onde ficou até o fim do mandato.
De lá pra cá Leonel Pavan ocupou alguns postos de âmbito estadual, como a Secretaria do Esporte de Santa Catarina. Depois de haver sofrido um AVC que quase tirou sua vida, Pavan passou a preocupar-se mais com a saúde e com a família, passando boa parte do tempo em seu sítio na cidade de Camboriú. Enquanto governador do Estado teve aquele famoso Caso Arrows, situação que lhe deu muita dor de cabeça mas que acabou encerrado com Pavan absolvido.
Agora, foi justamente na cidade de Camboriú que ele resolveu voltar à política. Claro que com apoio da família, que, entendendo seu desejo, (afinal a política está no seu sangue). Eles devem apoiá-lo na sua nova caminhada ainda como pré-candidato a prefeitura da cidade-mãe, é claro, porém mais adiante como candidato se o partido o escolher. Em Balneário Camboriú, com o surgimento de novas lideranças, Leonel Pavan perdeu o espaço que mantida no município, apesar de ainda ter a filha como vereadora na Câmara Municipal. Todos esses pormenores fizeram com que ele buscasse outras plagas para se movimentar politicamente e permanecer em evidência. E foi justamente em Camboriú (onde não deverá nem mesmo ter adversário) que ele pleiteia candidatar-se à prefeitura local. Como se diz lá no RS, vai dar de lavada!
Na última sexta-feira (dia da volta) em uma fala emocionada, Leonel Pavan destacou que precisa olhar pra frente. Disse que aos 69 anos ainda tem muita lenha pra queimar e outro bom tanto à contribuir na vida pública. “Me sinto recomeçando e cheio de energia. O mundo é para aqueles que têm coragem e eu faço parte desse time”, afirmou.
PRESENÇAS ILUSTRES
Vários prefeitos e vereadores locais e regionais prestigiaram o evento, estrelas do PSD, como os deputados Mario Motta, Júlio Garcia, Darci de Matos, além do Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e da Capital, Topázio Neto. Leonel Pavan pretende disputar a Prefeitura de Camboriú, em 2024. E com toda a experiência armazenada em tantos anos de vida pública, com certeza não terá dificuldades para mais uma vez sair-se vitorioso. Ou alguém duvida?
Radialista e Jornalista Profissional desde 1979 – Registro no MTF/PR Nº 0888 – Foi diretor de imprensa em prefeituras no Paraná e Santa Catarina. Atualmente aborda assuntos com foco no contexto do cenário político brasileiro e mundial. Como colunista de O Povo, traz análises e notícias exclusivas dos bastidores de temas diversos e relevantes para os catarinenses.
E-mail: pimentel.ddc@gmail.com