Projeto “Oktober Consciente” supera as expectativas na Oktoberfest 2019

Projeto Oktober Consciente

Durante a 36ª edição da Oktoberfest Blumenau, considerada uma das maiores festas alemãs do mundo, bem mais de 650 mil copos descartáveis foram recolhidos, o equivalente a 3,6 toneladas em peso, que serão valorizados como mobiliário sustentável para projetos de Educação Ambiental em escolas públicas de Blumenau, em parceria com o SAMAE Blumenau.


Idealizado pelo Instituto Gigante da Ecologia (IGE), o projeto “Oktober Consciente” realizou não somente o recolhimento e troca de copos descartáveis por permanentes durante os 19 dias de festa, mas também, incentivou à reflexão sobre a utilização dos recursos naturais e os impactos das nossas ações no dia-a-dia, como o descarte incorreto de resíduos, notadamente, os resíduos plásticos. Para isso, foram dispostos nos diferentes pavilhões, papa-copos – doados pela empresa Euro Ambiental ao SAMAE Blumenau – para o recolhimento dos copos descartáveis e um ponto de troca efetuada com a ajuda de voluntários. Além dos papa-copos, o Projeto contou também com uma grande lixeira, de mais de 5 metros de altura, parceria da NSC TV com o SAMAE Blumenau, que reforçou a ideia de sustentabilidade na maior festa alemã das Américas.


Os expressivos números desta segunda edição do Projeto indicaram não apenas o sucesso das ações de sensibilização ambiental, mas também, o engajamento de todos aqueles que frequentaram a Oktoberfest 2019. Segundo os idealizadores do projeto, as pessoas que vinham ao stand para efetuar a troca dos copos, também faziam elogios, críticas e sugestões, e mostraram-se bastante otimistas quanto à adoção de ações sustentáveis promovidas pela Prefeitura Municipal de Blumenau e suas Secretarias, torcendo pela continuidade do projeto na Oktoberfest 2020 e ampliação de tais ações.


Em sua primeira edição, no ano de 2018, o material recolhido no evento foi transformado em mobiliário sustentável pela Carbo Brasil e destinados ao Projeto “Horta Comunitária” do IGE em escolas públicas de Blumenau, cujo projeto piloto foi implantado na EBB Hermann Hamann, no Bairro Nova Esperança. Este mobiliário especial, composto por mesas e cadeiras, possibilita a aprendizagem ao ar livre e atividades de Educação Ambiental, sensibilizando também, as crianças para uma alimentação mais saudável.


Neste ano, o SAMAE Blumenau fará a destinação dos móveis para as escolas que desenvolvem projetos de Educação Ambiental junto à Autarquia.
“O projeto é replicável e poderá ser adaptado para outras escolas e comunidades. A sua continuidade possibilita beneficiar um número maior de escolas, e consequentemente,
um número maior de crianças, que acabam multiplicando o que aprendem”, ressalta o Prof. Dr. Joel Dias da Silva, Diretor de Projetos do IGE – Instituto Gigantes da Ecologia.