Semana Estadual da Valorização do Autodefensor

Autodefensores
Semana do Autodefensor das APAEs

Mesmo estando em momento complicado em nossas vidas, devido a pandemia que pode ter deixado diversos impactos negativos, não apenas na aprendizagem, mas no desenvolvimento socioemocional causado pelo isolamento social e distanciamento escolar, não podemos deixar de mobilizar essa semana tão importante para os Autodefensores das APAEs de Santa Catarina.  

Movimento esse que iniciou com o pleito do Autodefensor Estadual Jair da Silva Rocha, da APAE de São Joaquim, Região Serrana; que em conversa com José Nei Ascari que na época, era deputado, a promover uma lei que valoriza o autodefensor Apaeano. Seu desejo foi atendido em 20/07/2014, ficando instituído a semana alusiva a realização do Iº Fórum Nacional de Autodefensores no XX Congresso Nacional da Apaes, que aconteceu em Fortaleza CE,   em 10 de julho de 2021, neste ano aconteceu paralelamente o Iº Fórum de Autodefensores, assegurado o grande desafio das APAEs:  o Direito da  Pessoas com Deficiência Intelectual, a autogestão, e sua participação em todas as instâncias do movimento Apaeano.  

Uma das mais importantes iniciativas do Movimento Apaeano é o Programa de Autogestão e Auto defensoria, que tem como finalidade, contribuir para o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, frente a sua realidade, dando-lhe estímulo para tornar-se autodefensor(a) e ampliar suas possibilidades de atuar, efetivamente influenciando o cotidiano de sua família e da comunidade em geral.

O programa de autodefensoria é a grande bandeira da rede Apaeana em defesa da valorização da diversidade e a promoção da dignidade das crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla. O desafio, é trabalhar pelo pleno desenvolvimento e crescimento dessas pessoas, considerando suas necessidades, anseios, e contribuindo para a inserção social.

Este ano, do dia doze (12) a dezesseis a (16) de julho, estamos comemorando 20 anos de história e trabalho efetivo no Brasil, através de várias atividades, envolvendo nossos alunos em desafios e encorajando o público apaeano a conquistarem sua autonomia e direitos que lhes são concedidos por Lei.