Para essa edição, que celebra o recomeço das festas típicas e do reencontro entre as famílias, a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas.
A Cultura Italiana presente nos costumes dos moradores de Nova Trento, mais uma vez será apresentada para todo o Estado e para visitantes que estiverem na cidade, durante a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino Italianas de Nova Trento, que é considerada a maior festa das tradições italianas em Santa Catarina. A festa que mostra todas essas tradições acontecerá de 04 a 07 de agosto deste ano, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade. A realização da Incanto Trentino é da Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
As tradições da Incanto Trentino serão conhecidas através das músicas interpretadas por bandas italianas e populares, das danças típicas, cultivadas pelos grupos folclóricos da cidade e pelas competições que eram praticadas pelos primeiros colonizadores, mas que permanecem até os dias atuais entre as famílias, como estilingue, tiro ao alvo, chope e vinho em metro e muitas outras.
No dia 4 de agosto, os portões abrem às 18 horas para o público e às 20 horas ocorre a abertura oficial da 28ª Incanto Trentino, com a presença de autoridades e convidados. Durante a cerimônia haverá a tradicional sangria do primeiro barril de vinho e o tombamento da polenta. Nos dias da festa, os visitantes também poderão conhecer os mascotes da Incanto Trentino, o Luigi e a Pina, que também estarão presentes no Tradicional Desfile, que acontecerá no domingo, dia 07, às 10h.
Ainda no domingo, será escolhida a Rainha da 29ª Incanto Trentino e as princesas, bem como a “Piccola Regina” e Principessas, que são as realezas mirins da festa.
GASTRONOMIA ITALIANA É UMA DAS ATRAÇÕES
Assim como seus antepassados, que vieram de Trento, na Itália, para os moradores de Nova Trento, na Grande Florianópolis, receber as visitas com uma mesa farta, muita bebida, músicas típicas e alegria é uma tradição que passa de geração em geração.
Uma das grandes atrações da festa é a gastronomia e entre os pratos típicos se destaca o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para algo nosso, feito em casa ou artesanal. O prato foi criado para representar a gastronomia da festa, pois é composto por elementos do cotidiano do colono, do imigrante neotrentino, como polenta, queijo, linguiça e verduras.
O Piatto Nostrano é servido com a tradicional polenta brustolada, que é a polenta cozida e, depois de fria, cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são aqueles pontinhos mais escuros, típicos daquilo que é assado na chapa ou na grelha. Ainda acompanha o queijo, que no caso é a “tosella”, que é uma fatia de um queijo branco fresco, frito na manteiga; a “lugànega, que é a linguiça, e dela é feita a massa da lugànega ou a pasta da linguiça. Depois é feita uma polpetta, um bolinho, que é achatado, assado e servido com as verduras comuns da temporada.
Os responsáveis pela cozinha do restaurante do Sítio Dona Lourdes, localizado entre Nova Trento e São João Batista farão, pela primeira vez, o prato típico para os visitantes da Incanto Trentino.
TRADIÇÃO GASTRONÔMICA
Além do Piatto Nostrano, que é o prato típico da Incanto Trentino, o visitante também poderá experimentar uma variedade de massas e pizzas, além de produtos fabricados pelos colonos da região como salame, queijos, geleias e muito mais. Os tradicionais vinhos de Nova Trento também estarão disponíveis, bem como a cervejaria da cidade que estará com um estande na festa.
Para o chef Aloisio Dalri, mais conhecido como Iggio, que viveu muitos anos na Itália e é um exímio conhecedor da cultura gastronômica italiana e neotrentina, trazer essa tradição para a festa representa preservar, além de resgatar e transmitir para as novas gerações toda essa cultura (…) e promover aquele sentimento de pertencimento, de appartenenza, como diriam os italianos.
Molina Orval – Jornalista RP 4670-SC – Filiado á Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).
Admirador de novas tecnologias voltadas para a informação e Marketing Digital