Bolsonaro participa da Marcha para Jesus em Balneário Camboriú

Opovo
Foto: Molina/RCC News

O presidente Jair Bolsonaro (PL), esteve na manhã deste sábado (25) no evento religioso Marcha para Jesus, organizado pelo Conselho Estadual de Pastores de Santa Catarina, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte.

No início da manhã, o presidente desembarcou no aeroporto de Navegantes às 8h50, acompanhado da primeira-dama Michele Bolsonaro. Esta foi a 3ª visita de Bolsonaro a Santa Catarina neste ano.

Fotos: Molina Orval/RCC News

Ao sair do terminal de desembarque, ele cumprimentou apoiadores. Em seguida, seguiu de carro até o evento na Praça Almirante Tamandaré, onde começou a caminhada, às 9h45. Perto das 10h, ele seguiu na marcha na areia alargada da Praia Central (um trecho de cerca de dois quilômetros), acompanhado de cerca de 10 mil pessoas. Após uma tentativa de ir andando, ele continuou o caminho de carro. Além da areia, apoiadores acompanharam o político em embarcações no mar e nas sacadas de prédios na orla. O presidente chegou pouco depois das 10h40, no Pontal Norte da Praia Central. Ele subiu ao palco do evento perto das 10h50.

Apoiadores e aliados se reuniram para assistir ao discurso, em um palco com uma estrutura preparada na areia da Praia Central de Balneário Camboriú, onde um forte esquema de segurança foi montado para o evento. O empresário Luciano Hang, das Lojas Havan, o prefeito Fabrício Oliveira e muitos outros políticos também estiveram no local, onde a organização do evento esperava um público cinco vezes maior.

A primeira-dama Michele Bolsonaro pregou uma palavra profética

Após o discurso de abertura dos pastores da Igreja Embaixada do Reino de Deus, Bolsonaro discursou por volta de 20 minutos e terminou perto das 12h. Este foi o primeiro discurso público de Bolsonaro após a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Ele não deu sua versão sobre o telefonema em que o ex-ministro e pastor presbiteriano cita que teria sido alertado pelo presidente sobre uma operação de busca e apreensão.

“Um milagre a minha sobrevivência. Por que não dizer quase um milagre uma eleição. Depois também formar um ministério com pressões as mais variadas possíveis para que Brasília continuasse como sempre esteve ao longo das últimas décadas. Fizemos o contrário, apostamos, porque sempre devi lealdade a este povo que está aqui à minha frente”, disse o presidente em seu discurso.

Além disso, o político voltou a defender o armamento da população e diz ter um Exército que se aproxima dos 200 milhões. “Sempre tenho falado das quatro linhas da Constituição. Tenham certeza: se preciso for, e cada vez mais parece que será preciso, nós tomaremos as decisões que devam ser tomadas. Porque, cada vez mais, eu tenho um exército que se aproxima dos 200 milhões de pessoas nos quatro cantos desse Brasil”, disse Bolsonaro.

Por volta de 12h25, o presidente deixou o palco e foi almoçar com apoiadores, lideranças da marcha, políticos e empresários em Balneário Camboriú. Depois, voltou ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes. Ele chegou ao local por volta das 14h30. O avião com o presidente decolou às 14h54, de volta para Brasília.

Jair se irrita e nega dar a mão para apoiadores em SC

Chamou atenção também o vídeo publicado em redes sociais onde o presidente demonstra descontentamento com aliados, ao lado estava a vice-governadora Daniela Reinehr, que pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, colega de partido, que deu um passo atrás visivelmente constrangida. Mais claro fica quando o presidente evita dar a mão para o pré-candidato ao senado Jorge Seif Junior em chapa encabeçada pelo pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, senador Jorginho Mello, e arremata: “fica para trás meu Deus do céu”. Secretário de Aquicultura e Pesca, vinculado ao Ministério da Agricultura, entre janeiro de 2019 e março deste ano, quando renunciou ao cargo. Formado em administração de empresas, Jorge Seif faz parte de uma das famílias mais tradicionais na área de pesca em Santa Catarina, que atua há mais de 40 anos com foco em atum e sardinha. O ex-secretário afirma ser pré-candidato ao Senado e atualmente é filiado ao Partido Liberal (PL), mesma sigla do presidente Bolsonaro.

O evento é organizado pelo Conselho de Pastores do Estado de Santa Catarina, com data oficializada através do projeto de Lei Ordinária N.º 250/2017 que criou e incluiu a Marcha Para Jesus no calendário oficial de Balneário Camboriú.

Embora Bolsonaro diga ter o apoio de quase 200 milhões de pessoas no país, pesquisa Datafolha divulgada nesta semana mostrou que o governo do presidente é reprovado por 47% da população, enquanto apenas 26% aprovam.

A pesquisa indica também que Bolsonaro não tem o apoio da maioria dos eleitores, com a sondagem mostrando que se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria eleito já no primeiro turno em outubro.