Início Entretenimento FIFA VÊ GLOBO COM MAIOR AUDIÊNCIA DO MUNDO NA COPA

FIFA VÊ GLOBO COM MAIOR AUDIÊNCIA DO MUNDO NA COPA

RCC News
Galvão Bueno, narrador titular da Globo

Em meio a uma disputa jurídica com a Globo por causa do não pagamento de parcela do contrato, a Fifa enviou a seus filiados relatório detalhado da audiência da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

E o texto cita a emissora brasileira como a que “de longe” teve a maior média de audiência entre as televisões mundo afora. Segundo o documento, a Globo alcançou média de 23,7 milhões de espectadores por hora, bem à frente da segunda colocada, a russa Channel One, com 14,3 milhões. A medição é feita com base em jogos transmitidos ao vivo, mas também reprises e programas que tenham noticiário do Mundial. Os números do relatório foram enviados à Fifa por agências oficiais dos países com dados de audiência, com ajuda da Publicis Media Sport & Entertainment (PMSE), empresa especializada em diagnósticos do alcance de eventos desportivos, e compilados pelo departamento da entidade que vende os direito de transmissão.

Esses números comprovam algo que é falado nos bastidores da Fifa e da Globo: a pendenga jurídica não deve fazer com que os parceiros rompam definitivamente. Enquanto a emissora não gostaria de perder a Copa do Mundo de 2022, o filé do contrato vigente (que tem também Mundial de Clubes, torneios de base, etc), a federação internacional sabe que hoje a única emissora aberta com alcance no Brasil para valorizar seu produto é a Globo.

Mesmo assim a Fifa recorreu da decisão da Justiça do Rio de Janeiro que suspende o pagamento da Globo pelo contrato. A emissora carioca alega necessidades econômicas de se renegociar contratos em função da pandemia. O valor suspenso corresponde à parcela anual desse contrato, de US$ 90 milhões (R$ 495 milhões) e deveria ter sido pago em 30 de junho. O caso será julgado na segunda instância pela 14ª Câmara Cível do Rio.

Em contato com o blog em junho, logo depois de a Globo conseguir na Justiça frear o pagamento da parcela por meio de liminar, um porta-voz da Fifa disse que esperava que a emissora honrasse com o pagamento e que a entidade apoiava os parceiros e tentava um
diálogo construtivo. Dava a entender, portanto, que não ficaria inerte. Mas se a Fifa acha a Globo seu melhor parceiro para o Brasil por que brigar na Justiça? O blog apurou que essa atitude serve para dar recado a outras empresas parceiras que poderiam tentar a mesma manobra. A entidade avalia que o caso deva chegar na Corte Arbitral da Suíça, onde aí sim as partes sentarão para conversar e um acordo pode sair.

COPA DO MUNDO NO SOFÁ DA SALA

Se conhecia até agora somente o número total da audiência da Copa-2018, 3,57 bilhões de espectadores. Os números destrinchados, porém, mostram que a grande maioria, 3,26 bilhões, continua sendo de pessoas que veem as partidas em suas casas em televisores. O restante, 310 milhões, se divide em acompanhar os jogos em eventos abertos, como Fan Fests, bares ou restaurantes e por streaming em celulares, tablets ou computadores. O jogo mais visto, como sempre, foi a final. França 4 x 2 Croácia teve audiência de 1,12 bilhão de pessoas. O Brasil teve dois jogos entre os mais assistidos, contra o México (7º) e frente a Bélgica (8º).

FONTE: Uol