A REURBANIZAÇÃO E REMODELAÇÃO DE ITAJAÍ

Através de um trabalho eficiente, constante, audacioso e necessário, a cidade de Itajaí – sob a administração do prefeito Volnei Morastoni, assessorado pelo visionário engenheiro balnear, Auri Pavoni – está passando por uma grande transformação em todas as suas áreas.

Ruas e avenidas estão recebendo um trabalho de infraestrutura jamais visto na cidade portuária, inclusive nos bairros antigamente esquecidos, que hoje já estão apresentando condições excepcionais a seus moradores, empresários etc. O Porto de Itajaí, maior terminal portuário de Santa Catarina, voltou a funcionar a pleno. A economia cresce bem acima da média nacional, sendo que em poucos meses terá o centro de inovação concluído, centro esse que fará parte do distrito de inovação, que certamente impactara positivamente Itajaí e toda a região. A cidade virou um grande canteiro de obras, que ao estarem concluídas farão com que Itajaí passe pela maior transformação urbana do Estado e, proporcionalmente, do País. Atualmente são 11 grandes obras em andamento e outras 20 a serem iniciadas brevemente, segundo Pavoni.

SUSTENTABILIDADE

O engenheiro Auri Pavoni disse recentemente em entrevista, que este é mais um passo na direção de uma cidade mais humana e sustentável. Sobre as obras que estão espalhadas por toda a extensão da cidade, salientou que há mais de trinta anos, um dos principais gargalos do trânsito de Itajaí, que era o principal acesso aos bairros Murta, Cordeiros, além da saída do Porto em direção a BR-101, tudo se afunilava em uma pista só, os engarrafamentos eram diários, qualquer chuva mais forte alagava tudo, ciclovia não tinha, os ciclistas arriscavam suas vidas entre carros e caminhões, também não havia calçadas, arborização e a iluminação era péssima. “Agora a realidade é outra. Fizemos a macrodrenagem para combater os constantes alargamentos, a via foi duplicada, a nova iluminação é das mais modernas, implantamos uma ciclovia que hoje possibilita ao ciclista chegar ao centro da cidade sem se preocupar em competir com os automóveis e outros veículos, o passeio (que não havia) também foi feito, arborizamos a via e melhoramos a área em todos os quesitos”, comemora Pavoni.

RESPEIRO POR BALNEÁRIO

Secretário de Planejamento no governo de Rubens Spernau, o engenheiro Auri Pavoni salienta que para se planejar uma cidade é necessário respeitar o seu passado, estudar e compreender a sua história, para só então propor alternativas concretas que venham combater suas deficiências e potencializar suas virtudes. Pavoni disse que um dos desafios de Balneário Camboriú continua sendo o excesso migratório, e que essa foi uma de suas principais preocupações quando coordenou o Plano Diretor, no ano de 2007, época em que a população do município aumentava mais de 5% ao ano. (Hoje esse percentual está abaixo dos 3%). Auri recorda que à época havia também o desafio do sistema viário, que era caótico e não tinha recursos suficientes para realizar o necessário. “Mas isso foi equacionado com nosso modelo próprio de operação urbana, que dotou a Prefeitura de recursos que não havia no curto, médio e longo prazo; aumentamos a arrecadação municipal sem precisar criar e ou aumentar impostos; com isso criamos o maior e melhor ciclo virtuoso da cidade. Foi o período que apesar da crise nacional a cidade mais evoluiu, melhora essa que se estendeu para grande parte da população”.

Auri Pavoni também teve a oportunidade de integrar a equipe do prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), quando realizaram inúmeras obras que viabilizaram o tráfego, desafogando os principais gargalos, fazendo com que a cidade respirasse fluidez. Hoje ele empresta seus conhecimentos profissionais ao prefeito Volnei Morastoni, em Itajaí, onde participa de uma administração que está preparando a cidade para um ciclo virtuoso, duradouro e sustentável.

UMA NOVA LIGAÇÃO BC-ITAJAÍ

O secretário Pavoni refere-se com orgulho ao que chama de: “uma nova e grande conquista”, que vai impactar o desenvolvimento das duas cidades e de toda a região. Trata-se do binário da Rodovia Osvaldo Reis, que, uma vez implantado, criará o maior e melhor eixo

comercial e de serviço de Santa Catarina, com a criação de mais duas pistas margeando a Osvaldo Reis. Auri Pavoni (um dos prováveis candidatos a prefeito de BC) afirma que com esse novo eixo, além de potencializar a economia, criando emprego e renda para muita gente, vai propor a criação de uma operação urbana para pagar o empréstimo que o município contraiu. De acordo com ele, a ideia é pagar o empréstimo sem usar o orçamento ordinário e ao mesmo tempo aumentar a atividade econômica, ou seja, temos que acreditar sempre que não existem problemas sem solução. “Por tudo isso sinto a agradável sensação do dever cumprido, pois tanto lá como cá, tenho dado minha contribuição. O melhor que podemos fazer para a saúde, educação, assistência social, segurança etc., ou seja, o melhor que podemos fazer para que a vida das pessoas melhore, é melhorarmos nossa economia”, complementa.