Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito (prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro) é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, mas ela deveria ser estendida por todos os meses do ano. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Transito (Contran), para o ano de 2019 é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A principal finalidade da Semana é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

O especialista no trânsito, Celso Alves Mariano explica que “no trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”. Ainda conforme o especialista, esse é o momento de focar o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Ele diz que quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte.

AS AÇÕES TÊM QUE SER EXATAS

De acordo com a Resolução 771/19 do Contran, a campanha deverá se estender por todo ano de 2019.“Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”.

Fico pensando sobre toda a luta para melhorar o trânsito e o sistema, mas a postura do governo em desburocratizar o setor, traz medidas que jogam por terra tudo o que foi feito até aqui de positivo. Este governo levantou a bandeira da não corrupção, da luta contra o jeitinho brasileiro e contra o crime de qualquer espécie, mas quando ela atinge a família do presidente a coisa muda. É mais um governo como os outros e nada mais, a esperança chega ao fim e não adianta fazer Semana Nacional de Trânsito ou outras campanhas hipócritas, se itens importantes de segurança foram retirados da obrigatoriedade. Nós mesmos, pedestres e motoristas, temos que fazer acontecer a coisa certa, para evitarmos as milhares de mortes, sequelas e efeitos colaterais que sempre ocorrem quando não obedecemos as normas exatas do trânsito.