O PASSEIO DE TREM DO BRASIL É UM DOS MAIS BONITOS DO MUNDO

Jornal O Povo
Uma Ferrovia que é o orgulho dos paranaenses

Por L. Pimentel

O luxuoso passeio de trem ligando a Capital paranaense ao mar entrou para a lista dos jornais The Guardian e The Wall Street Journal como um dos mais bonitos do mundo. Os trens de turismo partem da estação Rodoferroviária, no centro de Curitiba, em direção a cidade de Morretes, próxima a Paranaguá. Eleito um dos passeios de trem mais lindos do Mundo, a descida da Serra do Mar paranaense – como você pode acompanhar nesta reportagem – pelos trilhos é uma aventura encantadora, recheada com mais de 135 anos de história pra contar!

Os irmãos Rebouças à época da construção

Construída de 1880 a 1885, a Ferrovia Paranaguá – Curitiba foi planejada para transportar as riquezas do estado do Paraná! O século XIX foi marcado no sul do Brasil pela exportação da Erva Mate, também conhecido como Ouro Verde que trouxe tanta riqueza e prosperidade econômica pro Paraná. Essa grande obra de engenharia foi pensada para escoar mercadorias da região alta do Paraná até o Porto de Paranaguá, facilitando assim o trajeto e optimizando a quantidade de carga que podia ser levada de uma vez!

Maria fumaça foi utilizada por um longo tempo

Entre os anos de 1840 e 1850, quando se iniciou a era da Erva Mate no sul do Brasil, o único meio de transporte possível para escoar o Ouro Verde era no lombo de mulas. Alguns anos mais tarde, a estrada da Graciosa foi construída e permitia a passagem de Carroças levando o Mate. Uma curiosidade é que essa estradinha era um caminho que os indígenas já usavam há muitos anos e os engenheiros brasileiros abriram um caminho mais largo que permitisse a passagem das carroças. Mesmo sendo melhor do que o lombo das mulas ainda assim, era demorado e a quantidade transportada, bastante limitada.
E então, em 1880, veio o projeto de construção da Ferrovia que poderia transportar até 6 toneladas em um único dia, o que era muita coisa para aquela época – só para se ter uma noção, hoje em dia, os vagões podem transportar até 100 toneladas.
O passeio é cheio de histórias, cada vagão de trem conta com um guia que conta a história da ferrovia e do estado do Paraná de forma preciosa e rica em detalhes, mas, para matar a curiosidade, vamos falar mais sobre a maior obra de engenharia do Brasil do século XIX!

CONFIRA ALGUNS FATOS IMPERDÍVEIS

A Ferrovia foi construída com o intuito de transportar mercadoria e não para o transporte de passageiros! Ela é utilizada até hoje para o transporte de carga (basicamente a soja) e a Serra Verde Express tem uma licença para transportar passageiros devido ao turismo! Isso é incrível porque permite que pessoas comuns como eu e você conheçamos a história do nosso país bem de pertinho!

Imagem do século XIX do trem com locomotora a vapor passando pela Ponte São João, um dos pontos mais emocionantes da viagem!

CURIOSIDADE

A Ferrovia de Curitiba Paranaguá foi pioneira em diversas áreas! Foi a primeira das grandes obras de engenharia brasileira e foi construída pelos irmãos Rebouças, primeiros engenheiros negros do país, pioneiros na maior obra de engenharia do Brasil! Também considerados os maiores engenheiros do século XIX deste país!
No Projeto inicial, a Ferrovia ligaria o Porto de Paranaguá, no Paraná a cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, uma cidadezinha que faz fronteira com o Paraguai. Na cidade de Miranda, existia uma hidrovia que poderia transportar o mate desde o vizinho país para ser escoado por Paranaguá e então vendido na Europa. Mas quando a Guerra do Paraguai começou a apertar, o projeto foi deixado de lado e se manteve apenas até Curitiba.
A construção da Ferrovia foi um grande feito, você acredita que ela foi construída de 1880 a 1885? Apenas 05 anos pra ser construída em um tempo onde havia muito menos recursos do que hoje. Fico até pensativo sobre as obras do metrô de São Paulo quando vê um negócio desses.
A viagem inaugural da Ferrovia foi feita no final de 1884 pela Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II. Hoje, a estação ferroviária é um dos marcos de Curitiba e abriga o Museu Ferroviário. A ferrovia trouxe o avanço econômico para a cidade nos séculos XIX e XX.

Princesa Isabel e seu esposo, Conde D’Eu. Em 1884, embarcaram para a viagem inaugural da ferrovia!

A última curiosidade é que os passageiros sempre se surpreendem com a fauna e a flora da Serra do Mar Paranaense, que é também a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do país. É para contemplar e suspirar de tão lindo!
A estrada de ferro conta com mais de 41 pontes, centenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos de grande destaque! É um passeio emocionante, recheado de mais de 130 anos de história que não dá pra perder! Não dá!

Viagem oferece belas paisagens aos turistas

BRASIL ALÉM-FRONTEIRAS

Os brasileiros não precisam cruzar o Oceano Atlântico ou a fronteira de um país vizinho caso queiram viajar de trem. Em solo verde-amarelo há um passeio ferroviário que entrou para a lista do jornal britânico The Guardian como um dos 10 mais bonitos do mundo. Já o estadunidense The Wall Street Journal elegeu a atração como um dos programas de luxo sobre trilhos mais interessantes do planeta. Se você ficou com vontade de saber onde fica a apreciada opção de lazer e turismo, basta conhecer a Serra do Mar Paranaense, e a Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá.

Hoje o passeio vai até Morretes, uma cidade que respira arte e gastronomia

Saiba mais sobre esse fantástico passeio

Só no ano passado, mais de 250 mil passageiros fizeram o passeio nas locomotivas da Serra Verde Express. Desde o início da operação, mais de 4 milhões de pessoas viajaram nos luxuosos vagões e tiveram a oportunidade de conferir ao vivo paisagens intocadas da Mata Atlântica. Saindo de Curitiba, os trens percorrem 70 quilômetros de trilhos até a cidade de Morretes, sem contar a passagem por picos e montanhas que os turistas passam ao longo do trajeto por 41 pontes e 13 túneis que ligam a capital paranaense ao litoral do estado. Considerada uma das 100 obras de engenharia mais importantes do Brasil, a linha férrea passa por uma das áreas com maior preservação da Mata Atlântica, isto é, a Serra do Mar.

VIAGEM É DE ENCHER OS OLHOS

O trecho de ida ocorre margeando a “encantadora” estrada da Graciosa, com inauguração datada de 1873. Símbolo do Paraná, o paraíso no qual estão os trilhos, foi declarado pela Unesco, em 1993, como área de Reserva da Biosfera devido à abundante fauna e flora locais. Durante o passeio, os viajantes fazem paradas obrigatórias em duas cidades.

Hoje as locomotivas são as mais modernas

Tanto Morretes quanto Antonina oferecem ricas experiências aos turistas. Na primeira delas, o visitante fica fascinado com a arquitetura dos casarões e igrejas, a exemplo da Nossa Senhora do Porto, fundada em 1849. No segundo município, os viajantes passeiam pelo centro histórico, reconhecido e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2012. Uma tradição do reduto são as serestas, tipo de composição musical que envolve a todos. Mais de 250 mil pessoas fizeram o passeio nas locomotivas no ano passado.

Ferrovia com dupla mão

VIAGEM COM VISÃO FANTÁSTICA

As viagens duram perto de 4 horas. Um desses passeios, o Pôr do Sol, sai às 15h em direção a Curitiba. No itinerário, os viajantes observam o conjunto montanhoso de Marumbi, a Cascata do Véu da Noiva e a Ponte de São João, uma das paisagens mais exuberantes de todo o programa feito nas locomotivas. Com tantas vistas deslumbrantes para olhar, os guias orientam onde focar com total atenção. “O trem é um passeio clássico e, ao mesmo tempo, surpreendente para todos”, de acordo com Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express. “Vale a pena cada momento”, acrescenta Adonai em entrevista à Colunista Claudia Meireles. Mais uma experiência do passeio que não pode passar sem qualquer menção é a gastronômica dos locais visitados ao longo do caminho. Os turistas são convidados a saborear o clássico barreado, tradicional prato, com mais de 300 anos de história, feito ao longo de 12 horas em panela de barro vedada. Cachaça de banana e sorvete de gengibre integram o típico menu paranaense. Mas tem muito mais… mas esta é uma outra história que contaremos em uma próxima oportunidade.