Por L. Pimentel
QUEM É JOHN LENON TEODORO?
Sou administrador público por profissão, casado e pai de duas filhas. Tenho trabalhado muito por esta cidade que tanto amo. São mais de 16 anos de serviços prestados. Tenho formação e experiência na gestão pública. Como parlamentar, sou atuante na fiscalização, análise e alteração de leis e sempre apresentando novos projetos. Estou focado na minha meta que é: Camboriú desenvolvida, estruturada, autossuficiente e engajada socialmente.
LENON É COM UM “N” POR FALHA DO CARTÓRIO?
O número um dos Beatles era com dois enes. Sim, foi um erro de cartório, porém, eu gosto assim. Fica diferente, mas o som é o mesmo.
HÁ TEMPOS VOCÊ VEM MILITANDO NA POLÍTICA DE CAMBORIÚ. ACHA QUE CHEGOU SUA HORA DE ALÇAR VOOS MAIS ALTOS?
Com certeza, inclusive, vejo muitos pré-candidatos à Prefeito, muito bem preparados para disputar a eleição, mas não os vejo preparados para assumir o cargo. Sob esta perspectiva sou um dos pré-candidatos a Prefeito, creio que dos mais preparados tecnicamente para esse desafio. Sei das responsabilidades do cargo e os desafios que a gestão pública municipal nos impõe, mas com a experiência adquirida na prática, que obtive nos últimos anos, aliado ao meu conhecimento técnico, sou um dos poucos que, pelo conhecimento que tenho, pode contribuir na implantação de uma gestão diferenciada voltada para resultados, transformando Camboriú numa cidade próspera e melhor para se viver em todas as áreas.
VOCÊ JÁ PASSOU POR OUTROS PARTIDOS E AGORA ESTÁ NO PODEMOS. O QUE O FEZ MUDAR DE IDEIA?
Primeiro, porque a meu ver, o PSDB não se renovou e não mudou o jeito de fazer política. Segundo, porque não obtive o apoio interno do partido para continuar na sigla tucana, porém, sou muito grato a ex-prefeita Luzia Coppi e ao partido pela oportunidade. Fiz parte da gestão e atuei de forma técnica, como também o fizeram vários colegas secretários municipais, e acho que fizemos um ótimo trabalho. Nessa gestão foram realizadas muitas obras para o benefício da população. Mas, no PODEMOS encontrei a oportunidade de colocar meu nome à disposição para a majoritária. Eu acredito muito que Camboriú, para poder retomar seu crescimento, precisa mudar o jeito de fazer política, para só assim mudar a forma de fazer gestão, abandonando o “jeitinho” e tendo coragem e capacidade técnica para realizar todas as reformas necessárias. Uma delas, a reforma administrativa. Precisamos valorizar mais o servidor público, diminuindo o custo da máquina administrativa, e principalmente proporcionando à cidade os meios necessários para gerar aumento da receita.
COMO CLASSIFICA ESSA MISCELÂNEA PARTIDÁRIA EM QUE O BRASIL SE TRANSFORMOU. ISSO É BOM OU É RUIM?
A Constituição Federal permite a pluralidade dos partidos, isso é democracia, acredito que sigla partidária não faz mal nenhum, quem faz mal são aqueles políticos que se utilizam dessas siglas para benefícios próprios.
CORRE SOLTO QUE VOCÊ É PRÉ-CANDIDATO À PREFEITURA. ESTÁ MESMO COM CORAGEM DE ENFRENTAR AS DEMAIS FORÇAS?
Mais do que coragem, tenho capacidade técnica para esse desafio, porém, é preciso sim ter apoio político para vencer uma eleição e estou trabalhando para isso.
EM SUA OPINIÃO, QUANTOS ADVERSÁRIOS TERÁ QUE ENFRENTAR?
Difícil precisar um número, no entanto acredito que como o atual governo vem deixando muito a desejar em vários aspectos, a possibilidade de ter muitos concorrentes ao cargo de prefeito será grande.
COLIGAR A PARTIR DESSA ELEIÇÃO, SÓ NA MAJORITÁRIA. COMO FAZER PARA AGRUPAR UM BOM NÚMERO DE CANDIDATOS À CÂMARA DE VEREADORES?
O Podemos tem um dos melhores quadros de pré-candidatos a vereador, pessoas de bem e líderes de todas as áreas. Na majoritária, além do meu nome, temos outros como: Ramon Jacob, Dado Melo e Umberto Sell. Contudo, não está descartada a possibilidade de coligação na majoritária.
NA SUA JORNADA EM BUSCA DO CARGO MÁXIMO JÁ OBTEVE ALGUM APOIO DE PESO QUE POSSA REFORÇAR SUA PROVÁVEL CANDIDATURA?
Acredito que tudo que fazemos com excelência nos gera recompensas sem ao menos pedirmos. Tenho apoio de uma boa parte da população, de lideranças cristãs, de empresários e de uma parcela significativa de servidores, bem como daqueles que acompanham meu trabalho e sabem da minha dedicação e empenho para fazer uma cidade melhor para se viver, pessoas que diariamente nos declaram seu apoio. Isso é o resultado de um trabalho sério e constante que fazemos em favor de Camboriú.
VOCÊ JÁ PARTICIPOU DO SECRETARIADO DA EX-PREFEITA LUZIA, QUE DEVE VOLTAR A CONCORRER. TAMBÉM TEM O ATUAL PREFEITO ÉLCIO KUHNEN. ESTÁ COM CORAGEM DE ENFRENTÁ-LOS?
Acredito que enfrentar não seja a palavra correta, os nomes estarão disponíveis e a população terá a oportunidade de escolha para a próxima gestão, como teve nas anteriores. Não me falta coragem, não me falta capacidade técnica para esse desafio. Tanto que, como o povo tem conhecimento da atual gestão e das gestões anteriores, cabe a ele (povo) decidir o que é melhor para a Camboriú. Vejo em nossa cidade a necessidade de inovação, responsabilidade, criatividade de forma arrojada e eficaz, dando o respeito a nossa população, respeito com o dinheiro público para colocar Camboriú no patamar que ela merece!
NA CÂMARA, VOCÊ TEM SIDO UM PARLAMENTAR DOS MAIS CRÍTICOS. NESSE TEMPO, QUAIS OS PRINCIPAIS PROJETOS QUE APRESENTOU E QUANTOS FORAM APROVADOS?
Meu mandato, desde o início segue uma linha de atuação pró ativa, de intensa fiscalização, combatendo o amadorismo, e os desmandos na gestão pública, denunciando as irregularidades e o mais importante, apresentando soluções, pois somente apontar os erros não é suficiente para resolver problemas de gestão. O conhecimento técnico, que eu adquiri, pode incomodar muitos políticos, porém ele é importante para quem ocupa um cargo público, pago pela população. Apresentei 26 projetos de lei, e quero destacar alguns: redução do número de vereadores, de 15 para 9; Lei nº 3074/2018 que isenta de taxas e alvarás para os microempreendedores individuais (MEIs); Lei nº 3104/2018 que criou o alvará simplificado; Lei 3102/2018 que institui a Semana do Empreendedorismo; Lei n° 3029/2018 de incentivo ao esporte; Lei n° 3032/2018 que estabelece o desconto no valor da tarifa mínima mensal do serviço de água, em caso de falta de fornecimento; Lei n° 3011/2017 que instituiu o programa de prevenção ao suicídio em Camboriú; Emenda na Lei n° 94/2017, do Executivo, que garantiu mais de 3 (três) milhões de recursos para mobilidade urbana; Lei n° 3019/2017 que criou a Semana Farroupilha; e a resolução que criou o Núcleo da Família. No período de pandemia já apresentamos dois projetos, um que garante o fornecimento de água, aprovado por unanimidade dos vereadores, proibindo o corte por 180 dias e o Projeto que autoriza o regime especial de aulas à distância para as unidades escolares, possibilitando assim, o cumprimento das horas aula do ano letivo.
CONFIRMADA SUA CANDIDATURA NAS CONVENÇÕES DE JUNHO QUE PROPOSTA LEVARÁ À COMUNIDADE CAMBORIUENSE?
Minha missão será investir em mobilidade urbana, em novos acessos intermunicipais, para garantir mais investimentos e geração de novos empregos bem como o fortalecimento da economia local, implantar o saneamento básico para salvar o nosso rio e garantir a água na casa das pessoas. Nossa gestão será construída e executada junto com todos os setores da sociedade. Valorizaremos os servidores públicos, e para isso é preciso gerar aumento na receita, por isso vou desburocratizar o governo e reduzir o custo da máquina administrativa para desonerar o contribuinte. O cidadão camboriuense pode ter certeza, que pela formação que tenho vou fazer um governo eficiente, e com credibilidade, que dê condições para o empreendedor, para o investidor, para que possam colocar seu dinheiro aqui, gerar investimentos, gerar empregos. Para isso Camboriú precisa ser atrativa, o modelo de gestão utilizado hoje não oferece esse atrativo,
não oferece nenhum diferencial a mais que os outros municípios da região. Camboriú precisa retomar o crescimento econômico, estou focado, como todos do Podemos, juntos vamos transformar Camboriú.
O SENHOR CRÊ QUE AS ELEIÇÕES DE 2020 SERÃO MESMO REALIZADAS NESTE ANO, OU PODERÁ SER ADIADA?
Estamos vivendo um momento atípico, permanecendo com o coronavírus em ascensão no número de casos no Brasil, pode ser que seja alterada a data das eleições deste ano. Espero que tomem a melhor decisão para o país.
SOBRE A PANDEMIA, HÁ UMA LINHA ESPECÍFICA OU O SENHOR SE PREOCUPA COM TODAS AS PESSOAS?
Sim, nossa preocupação em primeiro lugar é com a vida das pessoas, e claro que sejam realizadas pelo executivo, todas as ações necessárias para o enfrentamento do coronavírus na saúde e de forma paralela na economia local, por isso solicitamos; 1. Abono salarial aos profissionais da saúde; solicitei ao executivo a possibilidade de conceder um abono salarial aos servidores públicos municipais que atuam na área da saúde, e também aos que estão na linha de frente ao combate da pandemia do coronavírus. O abono poderia ser pago através do recurso repassado pelo Ministério da Saúde ao nosso Município. 2. Fui autor do projeto de lei que proíbe corte de fornecimento de água por 180 dias em Camboriú, aprovado por unanimidade, e também fui autor do projeto de lei que prevê alternativa para cumprimento de horas/aula em Camboriú, que segue em tramitação, pois com as aulas ainda suspensas na rede municipal, por conta da Pandemia do Covid-19, ouvindo os pais e alunos, com o objetivo de garantir o acesso ao ensino aos mesmos, que estão mais de um mês sem aulas. Dei entrada na Câmara de um Projeto de Lei que prevê, em regime especial, a aprendizagem na modalidade à distância, com o desenvolvimento de atividades on-line, através das tecnologias remotas, validando assim essas atividades como hora/aula, sendo inseridas na carga horária mínima anual exigida para o cumprimento do ano letivo de 2020. 3. Solicitação ao Prefeito, de ações estratégicas, de forma paralela às ações de prevenção ao coronavírus, em relação a nossa economia local. 4. Reunião com a Secretária de Saúde e o Médico Dr. Bruno Ferraz, colocando à disposição de Camboriú um programa de atendimento, que visa proteger a nossa população neste período de pandemia. 5. Solicitações a Empresa Águas de Camboriú a doação de cestas básicas, para atendimento da população que necessita de ajuda em relação à mantimentos, e também solicitamos doação de equipamentos para o Hospital Cirúrgico de Camboriú. 6. Aprovamos, por videoconferência, o repasse no valor de 100 mil reais para Prefeitura de Camboriú, para adquirir cestas básicas, e também para a aquisição de testes de identificação do COVID-19 para atendimento de nossa população. Estamos acompanhando todas as ações do enfrentamento do coronavírus em Camboriú, nosso trabalho é constante, inclusive com compartilhamento das informações dos benefícios e das ações dos Governos no enfrentamento da crise por conta da Pandemia Covid-19.
PRA ENCERRAR ESSE NOSSO PRIMEIRO CONTRAPONTO, VOCÊ GOSTARIA DE DIZER O QUE PARA SUA COMUNIDADE?
Sou pré-candidato a Prefeito, por querer resgatar os valores de nossa cidade, mostrar que é possível transformar o potencial que Camboriú têm em novos investimentos e oportunidades, para que a nossa população possa ter orgulho da Cidade em que vive. Nós, do Podemos, temos um projeto muito ousado, precisamos desburocratizar o governo, criar um governo digital, e fazer uma governança em rede. Não é mais possível administrar uma cidade de forma isolada, amadora ou centralizadora. Para desenvolver a cidade em vários setores, é preciso construir de forma conjunta com a sociedade. Este será o diferencial do PODEMOS.
Radialista e Jornalista Profissional desde 1979 – Registro no MTF/PR Nº 0888 – Foi diretor de imprensa em prefeituras no Paraná e Santa Catarina. Atualmente aborda assuntos com foco no contexto do cenário político brasileiro e mundial. Como colunista de O Povo, traz análises e notícias exclusivas dos bastidores de temas diversos e relevantes para os catarinenses.
E-mail: pimentel.ddc@gmail.com