O RETORNO DE CASTANHEIRA

Secretário que nos dois primeiros anos do atual governo realizou um bom trabalho, mas que também adquiriu muitas inimizades no campo político retoma a atividade prometendo ser mais soft em suas ações, porém sem deixar respostas pra depois…

O prefeito Fabrício Oliveira (PSB) – talvez frustrado pelo aumento das atividades criminais na cidade – tomou a decisão de convocar seu antigo secretário e recolocar no comando da Segurança do Município, Antônio Gabriel Castanheira Júnior, policial civil que já havia estado à frente da Secretaria de segurança Pública no início da atual gestão. Há um ano e meio fora do governo, Castanheira retorna após ter resolvido assuntos pessoais que (segundo ele próprio) o fizeram deixar a pasta em janeiro de 2019.

Antônio Gabriel Castanheira

Assumindo com um perfil técnico de muita experiência, Castanheira nunca foi de levar desaforo pra casa, motivo pelo qual acabou sendo odiado por alguns que não queriam vê-lo na área da segurança da cidade-balnear. Como se recorda, Antônio Castanheira teve vários confrontos com parlamentares do município, o que talvez tenha sido a causa de sua saída à época. Hoje, sob o aval e confiança do prefeito Fabrício, ele retorna ao posto. Mas o que se espera de sua atuação é que agora ele apenas realize seu trabalho e deixe as questões políticas para os políticos.

O anúncio do retorno foi feito em uma live nesta semana pelo prefeito Fabrício Oliveira, ao lado do próprio secretário, que deve retomar o foco para o qual foi renomeado – e dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizados por seu antecessor David Queiroz que deixou o cargo no mês de abril.

O retorno de Castanheira se dá em um momento de pandemia quando centenas de presos foram libertados do sistema prisional da região e de todo o Estado. Realidade que pode provocar aumento de ocorrência de crimes, como as frequentes invasões e furtos a condomínios que tem ocorrido na cidade. Castanheira afirmou que vai “trabalhar pela unificação das forças de segurança no combate ao crime em Balneário Camboriú, situação que vem aumentando nos últimos tempos”.