Ataque aconteceu na manhã desta terça-feira (4) no Centro do município de Saudades

Um adolescente de 18 anos, de bicicleta e armado com um facão invadiu a escola infantil Pró-Infância Aquarela, localizada na rua Quintino Bocaiúva, no bairro Industrial, em Saudades, no Oeste Catarinense, na manhã desta terça-feira (4), e matou várias pessoas.

A notícia foi confirmada pelo comandante do 2º BPM de Chapecó, major Ademir Barcarollo do Corpo de Bombeiros Militar e pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo os bombeiros, três crianças e uma professora morreram na hora. Uma quarta criança foi levada ao hospital com ferimentos leves e uma outra professora foi levada ao HRO (Hospital Regional do Oeste), de Chapecó, em estado grave, mas não resistiu.

Foto: Simone Fernandes/Arquivo Pessoal

Cerca de 30 pessoas estavam na creche na hora do atentado, as crianças são menores de dois anos e foram todas retiradas do local. Segundo informações do delegado regional de Chapecó, Ricardo Newton Casagrande, o agressor é um jovem de 18 anos, mas ainda não sabe a motivação do atentado. A Polícia Civil está no local do crime para ouvir testemunhas.

O autor do ataque tentou suicídio, ficou gravemente ferido e foi conduzido ao município de Pinhalzinho, a 11 km do município de Saudades, onde recebe atendimento sob escolta policial.

A escola atende alunos da educação infantil com crianças de 6 meses a 2 anos. Segundo o prefeito da cidade, Maciel Schneider, foi decretado luto de três dias, suspendendo todas as atividades nas escolas.

“É uma tragédia inexplicável. Estamos colocando todas as equipes para dar suporte às famílias. É algo que não tem explicação”, diz o prefeito.

A governadora do estado, Daniela Reinehr, também decretou luto oficial de três dias. Saudades tem pouco mais de 9,8 mil habitantes, segundo dados do IBGE. O município está a 600 quilômetros da capital, Florianópolis, e integra a microrregião de Chapecó.