Da redação – Por L. Pimentel
Um grande evento virtual nesta terça-feira (25) por volta das 10h marcou a confirmação da pré-candidatura do engenheiro Auri Pavoni à sucessão municipal de Balneário Camboriú, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A sessão via aplicativo na internet, teve também transmissão ao vivo pelo facebook.com/PSDBBC – com o link de conteúdo sendo enviado aos jornalistas da região convidando-os a assistirem a transmissão para posteriormente publicarem em seus veículos. Virtualmente participaram apenas os envolvidos com o lançamento, como o presidente do PSDB/BC, Gilson Menzel, o presidente de honra dos tucanos e ex-prefeito de BC, Leonel Pavan, o pré-candidato a prefeito, Auri Pavoni e toda a equipe técnica de transmissão e de coordenação.

Menzel enalteceu o que chamou de “um grande dia para o PSDB”, com o lançamento da pré-candidatura de Auri Pavoni. Ele ressaltou as qualidades do engenheiro ao citar seu trabalho em prol de Balneário Camboriú quando secretário municipal em duas oportunidades, assim como sua atuação no setor da Construção Civil. O líder dos tucanos também destacou a presença do presidente de honra e grande líder do partido, o ex-prefeito Leonel Pavan, a quem agradeceu por todas as conquistas que a cidade já teve através de suas administrações ao longo de vários anos.
Na sequência, Leonel Pavan disse que neste ano o povo saberá escolher o melhor para gerir a sua cidade. Pavan afirmou estar muito feliz por estar realizando um desejo seu. Lembrou que Auri Pavoni foi secretário do prefeito Rubens Spernau, secretário de Planejamento de Edson Renato Dias (Piriquito), e até poucos dias foi secretário municipal de uma das cidades mais importantes de Santa Catarina – Itajaí. “Quando eu falo de Auri Pavoni, eu falo com orgulho, porque podemos apontar cada obra que ele planejou e que ajudou a executar. Com isso, angariou grande experiência, tanto com Spernau quanto com Piriquito, e agora por último na cidade portuária”. Pavan afirmou que por todas as obras e todo o trabalho realizado, é que ele próprio (que já foi administrador do município) passasse a querer que Auri fosse prefeito de Balneário Camboriú, para, como seu gestor maior possa fazer aquilo que todos desejam para a cidade. Fazer aquilo que muitas vezes prometeram, mas acabaram não fazendo. “Fazer de Balneário Camboriú realmente a Capital do Turismo de Santa Catarina, para que a cidade volte a sentir aquele brilho que está adormecido e que necessita ser despertado. Por tudo isso é que eu estarei junto com Auri para fazer dele o nosso prefeito. Eu o apoiaria Auri mesmo que ele estivesse em outro partido, por conhecê-lo e por acreditar nas suas qualidades”, afirmou Leonel Pavan.
Auri Pavoni iniciou sua apresentação lembrando que está em Balneário Camboriú desde março de 1986 quando chegou como estagiário em uma importante construtora (…), realizando paralelo a isso seu curso de Engenharia Civil. Disse que antes mesmo de se formar começou uma intensa atuação em projetos estruturais. Relatou seu histórico de vida juntamente com seus irmãos destacando o trabalho que realizaram. Sempre com a família unida, contou o pré-candidato, que em 1994 ele e os manos iniciaram no ramo da construção civil. Em 2006, Pavoni foi eleito presidente do Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon). Foi naquele ano que o então prefeito Rubens Spernau o convidou para assumir um cargo público pela primeira vez, como Secretário de Planejamento da Cidade.

Pavoni lembrou que àquela época o País vivia uma séria crise, Balneário também tinha seus problemas sérios, e que sua principal missão foi a de conduzir o Plano Diretor da cidade, plano este que dá o norte a ser seguido. Que é através dele que se pode saber para onde ir, como ir e como fazer para coordenar e concatenar todas as ideias advindas da população. Lembrou que em Balneário, além das obras paralisadas, havia uma séria ameaça. A cidade estava com 90 mil habitantes e crescia bem acima da média nacional, num percentual de 4,5% ao ano, o que não é fácil para administrador algum conseguir governar numa situação dessas. “Por isso, naquela época, o principal era dotar a cidade de uma infraestrutura que permitisse uma melhor mobilidade urbana. A Terceira Avenida àquela época era mão dupla, o mesmo ocorria com a Avenida do Estado, a mesma coisa na Quarta Avenida. Para ir a Camboriú (por exemplo) era preciso fazer muitas manobras. Era condição sinequa non que alguma coisa de excepcional fosse feita para diminuir a tensão e melhorar a trafegabilidade de nossa cidade”, lembrou Pavoni.
Auri Pavoni explicou que o sistema viário da cidade começou a ser debatido, sistema este que está até hoje em execução. Ele destacou os trabalhos de Spernau e Piriquito, e afirmou que sem uma visão mais apurada desses administradores e a delegação de responsabilidades a pessoas como ele e outras, que ousassem fazer ao invés de ficar de braços cruzados, a cidade que em 2006 tinha 33 mil veículos rodando por suas ruas e avenidas, estaria hoje completamente paralisada com seus mais de 100 mil veículos, sem contar os que vêm de outras cidades passando por aqui.
Auri Pavoni disse que mercê o trabalho de uma plêiade de homens corajosos e determinados, hoje Balneário Camboriú passou de uma pequena cidade para uma das mais importantes do país – sendo citada – inclusive fora do Brasil. Por isso: “ser convidado por você, Leonel Pavan para encabeçar esse time é uma honra, mas é também uma grande responsabilidade, porque em quase tudo isso que já se fez por aqui tem o seu DNA”.

POR QUE QUER SER PREFEITO
Auri disse que quer ser prefeito de Balneário Camboriú para poder devolver à cidade aquilo que ela já lhe deu. Especificamente, disse: “quero ser prefeito porque sempre penso no hoje, no amanhã e no depois de amanhã”! Ele ainda acrescentou que Balneário cresceu muito por sua geografia, tornou-se uma grande cidade, um excelente polo turístico, cresceu verticalmente.“Cuidou-se do seu sistema viário, mas sabemos que logo ali à frente será preciso incrementar o seu sistema econômico, para que todo esse sistema se interligue e todos possam desfrutar verdadeiramente de uma cidade pra chamar de sua”. Por fim, agradeceu a confiança depositada em seu nome e disse que se eleito transformará seu pensamento e suas ideias em benefício de toda a população.











