“A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos”. Cícero
Com a política praticamente paralisada neste início de ano na Princesa do Atlântico e região do médio vale do Itajaí, vamos aproveitar para relembrar acontecimentos do mês de janeiro.
08 de Janeiro – Em1935 nasce em EastTupelo, Mississippi, nos Estados Unidos, Elvis Aaron Presley. Considerado o maior roqueiro da história mundial, Elvis iniciou na música aos 10 anos. Fez várias gerações sacudirem com seu balanço. Ele foi encontrado morto na sua mansão de Graceland (Menphis, Tennessee), em 1977.
09 de Janeiro – Com a frase: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: digam ao povo que fico”, Dom Pedro I se recusou a voltar para sua terra natal, Portugal. Esse ato do então regente deu maior força ao processo de Independência do Brasil e ficou conhecido como o Dia do Fico. Ocorreu no dia 09 de Janeiro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga em São Paulo.
11 de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro levou o Brasil inteiro à loucura. Iniciava o Rock in Rio, o maior festival de música já realizado em solo nacional. A festa terminou em 20 de janeiro, com 200 mil pessoas na Cidade do Rock, construída especialmente para o evento no ano de 1985.
15 de Janeiro – Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e seria o primeiro presidente brasileiro civil, desde o golpe de 1964. Mesmo indireta, a eleição foi recebida com entusiasmo pela maioria dos brasileiros. Tancredo não assumiu o por problemas médicos, tomando posse seu vice, José Sarney, no ano de 1985.
16 de Janeiro – Michael Jackson é elogiado ao vencer um dos maiores prêmios da música mundial. Começa a crescer Thriller, que mudaria o panorama da música dos anos 80. O álbum até hoje é um dos recordistas em vendagens, desbancando a até então campeã, a trilha do filme Embalos de Sábados a Noite – estrelado por John Travolta e Olivia Nilton John. Ocorreu em 1984.
19 de Janeiro – A banda britânica The Beatles lança o álbum “YellowSubmarine”. Poucas músicas desse disco são inéditas. O trabalho contém faixas, que em sua maioria, são músicas orquestradas e compostas por George Martin e que fazem parte da trilha sonora do desenho YellowSubmarine. O desenho foi lançado em DVD no ano de 1999.
19 de Janeiro – Em 1982 morre
Elis Regina, em São Paulo, por intoxicação exógena aguda. O corpo da maior
cantora do Brasil é levado para o Teatro Bandeirantes – onde seria velado. Elis
vestia a camiseta que não pôde ser usada no show Saudade do Brasil, com seu
nome no lugar de Ordem e Progresso, lema da bandeira brasileira – por estarmos
no período militar.
DIA 25 DE JANEIRO
1944 – Durante a Segunda Guerra Mundial, a força aérea britânica lança 2,3 mil toneladas de bombas sobre a capital alemã de Berlim.
1554 – Ocorre a fundação da cidade de São Paulo.
1947 –
Morre o mafioso americano Al Capone, que acabou preso por sonegação de imposto
de renda e não pelos crimes cometidos na Máfia.
1984 – Aconteceu na Praça da Sé, em
São Paulo, a maior campanha cívica já realizada no Brasil: as Diretas Já, que
pedia eleições diretas para presidência da República.
26 de Janeiro – A Coca-Cola recebe o título de refrigerante número um nos Estados Unidos. Isso dá início à “guerra publicitária” entre a empresa e a Pepsi na disputa pelo mercado dos refrigerantes tipo cola. Foi no ano de 1987.
28 de Janeiro – Em1887é iniciada a construção da Torre Eiffel, símbolo de Paris, projetada por Gustave Eiffel, com a colocação da pedra fundamental. Inaugurada em 1889 como a máxima atração da Exposição Universal de Paris, a Torre era até então a construção mais alta do mundo, com seus 300 metros de altura.
DIA 31 DE JANEIRO
1956 – Elvis Presley, o rei do rock androll, aparece na televisão pela primeira vez no show Os Irmãos Dorsey. Elvis cantou as músicas Blue SuedeShoes e Heartbreak Hotel (Sapatos de camurça azul e Hotel Heartbreak).
1981 – A carioca Ana Maria Botafogo torna-se, aos 23 anos, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
1985 – Para arrecadar dinheiro na tentativa de amenizar a fome na África, 45 grandes nomes da música internacional – entre eles Michel Jackson, Lionel Richie, Kenny Rogers, Stevie Wonder, Tina Turner, Willie Nelson, Bob Dylan, Ray Charles, Paul Simon e vários outros se uniram para gravar: We Are the World (Nós somos o mundo), cuja renda foi revertida para o combate à fome na África.
Radialista e Jornalista Profissional desde 1979 – Registro no MTF/PR Nº 0888 – Foi diretor de imprensa em prefeituras no Paraná e Santa Catarina. Atualmente aborda assuntos com foco no contexto do cenário político brasileiro e mundial. Como colunista de O Povo, traz análises e notícias exclusivas dos bastidores de temas diversos e relevantes para os catarinenses.
E-mail: pimentel.ddc@gmail.com